Quantcast
Channel: Já Postei » Dicas
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Mamadeiras, cuidados a serem tomados

$
0
0

Várias especialistas afirmam que a melhor mamadeira é o peito materno, já que além de ser mais nutritivo, o leite também protege a criança de problemas futuros. O uso da mamadeira deve ser feito em último caso, ou seja, quando a mãe não pode amamentar seu filho, seja por problemas de saúde, falta tempo, entre outros.

Se você optar pelo uso da mamadeira, saiba que alguns cuidados devem ser tomados, evitando assim complicações para os pequeninos. Especialistas afirmam que o uso correto do utilitário diminui a chance de problemas bucais, entre outros. Lembrando que mesmo que seja usado da forma certa, é recomendada amamentação no peito da mãe.

Mamadeiras

A primeira dica é que a mamadeira só seja oferecida a criança após os seis primeiros meses de vida, antes disso o ideal é o aleitamento materno. O uso da mamadeira pode causar problemas futuros, como alterações nos ossos da face, que englobam a boca e o nariz. O uso excessivo da mamadeira também pode levar à respiração bucal, gerando problemas futuros como, por exemplo, rinite, asma, desvio de septo, além de dentes encavalados.

A mamadeira deve ser preferencialmente de vidro, com paredes internas lisas, de fácil limpeza e resistente à esterilização”. As marcas de graduação de volume devem estar do lado de fora, já que o recipiente liso não retém resíduos e facilita a higiene. Já a mamadeira de plástico nunca pode conter Bisfenol-A (BPA), proibida pela Anvisa.

O diâmetro do furo também é importante. Furos finos demais deixam as arcadas mais estreitas, e furos grandes demais deixam a língua mal posicionada. Os furos medianos são os mais recomendados pelos especialistas, pois não exigem uma grande força de sucção para extrair o leite e nem provocam um excesso de volume de líquido, que pode atrapalhar a língua do bebê ou fazê-lo engasgar.

Para descobrir se o bico é o ideal, coloque o líquido e vire a mamadeira de cabeça para baixo; a saída do líquido deve ser em gotas, não em um fluxo contínuo. Bicos convencionais, mais finos e compridos, são os menos prejudiciais. O bico ortodôntico é ótimo para não criar um problema nos dentes e mandíbula. No entanto seu uso em excesso também pode causar problemas respiratórios.

O quanto antes a mãe puder retirar a mamadeira do bebê, maiores serão a chances de o pequenino não sofrer de problemas.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images